8.5.11

E o instinto materno?


Os tempos são outros, mas culturalmente, ainda estamos impregnados pelo conceito de que toda mulher nasceu para constituir família. O que é uma inverdade. Muitos falam de instinto materno, mas não está no “gene” feminino a propensão para casar e ter filhos.

Casar e ser mãe são escolhas. Assim, como o contrário também é válido. Só que estamos tão condicionados  a pensar que o natural é que essa vontade exista, que geralmente fazemos aquela cara de “NÃO ACREDITO” quando ouvimos das modernas mulheres do século XXI que não, elas não querem isso para suas vidas.

Instinto materno não existe. A verdade é que a sociedade, que foi tradicionalmente patriarcal em grande parte da história, definiu que lugar de mulher era em casa cuidando do marido e dos filhos. Só que, gente, ser mãe é um compromisso muito sério. Por isso a tese do instinto é falha. Ou vocês acham que a mulher de Praia Grande que jogou a filha na caçamba de lixo tinha algum?

Ser mãe é ter responsabilidade pela vida de outro por tempo indeterminado. É desenvolver um sexto sentido que avisa que o filho precisa de você antes mesmo dele chorar. É desistir momentâneamente, ou talvez pela vida toda, de seus planos e alguns sonhos. É até prometer que ficará um ano sem comer chocolate só para ver seu filho se curar de uma pequena gripe. Ser mãe não é para qualquer uma, não!
Para excercer o papel de mãe é necessário ter um coração maior, como naquele ditado que diz “Em coração de mãe sempre cabe mais um”. É saber ouvir, cuidar, repartir, embalar, compreender, instruir, amar...

Sei bem que existem mulheres, a maioria na verdade, que cai de paraquedas na maternidade. No mundo ideal, toda mulher deveria escolher o momento de ser mãe. Assim como também deveria ser possível impedir que algumas mulheres, incapazes de cuidar de si mesmas, colocassem uma criança no mundo. 

Não tenho nenhuma propriedade para isso, afinal, ainda não tenho filhos. Mas, nesse Dia das Mães quero dizer às mulheres que abandonam ou maltratam seus filhos que pensem melhor antes de trazer para sua vida uma criança que não terá capacidade de amar. Uma criança que um dia pode também vir a se tornar um pai ou uma mãe que também não tenha essa capacidade e o círculo vicioso nunca irá se quebrar.

Para aquelas que não sentem o desejo de ter um filho, não se culpem. Esse é um direito seu que deve ser preservado e respeitado. Continue seguindo seu coração.

 Por fim, a todas as mulheres que são mães, inclusive a minha, todo meu respeito. E meu amor, é claro. Tenho uma grande admiração por todas vocês que abriram espaço nas suas vidas para receber um serzinho que desde o dia que chegou, nunca mais deixou de te dar preocupação.  Feliz Dia das Mães.