22.9.10

Start With You.

Não é nenhum segredo que o mundo no qual vivemos está em um contínuo processo de degradação. Todo dia, “bombam” notícias sobre poluição, desmatamentos, extermínio de animais, entre outras, em maior ou menor proporção.

Geralmente, ao ouvir ou ler algo a respeito, a maioria das pessoas nem se importa. Quer dizer, fica aquele pequeno questionamento idealista “Que mundo deixarei para os meus filhos?”. Mas, depois se apagam essas informações e o dia segue. 

Parece que um elaborado bloqueio mental foi se formando. E grande parte da população lava as mãos para os problemas ambientais, por achar que é algo muito grande para que elas sozinhas possam dar conta. Existe um ditado e até uma música que diz “Uma andorinha só não faz verão”. Errado! O que o mundo mais precisa agora, é que uma andorinha comece. 

Tenho ouvido/lido/falado muito sobre Sustentabilidade. Está em voga. Virou pauta de ações em empresas, conversas no bar e até tema em festivais de música. Como o SWU, por exemplo, que a propósito, são as siglas do título deste post. Mas e aí? Vamos ficar apenas no bate-papo ou freqüentando eventos que promovam a ideia? Não, claro que não. As atitudes que vão dar consistência para esse conceito começam com você, comigo, com eles, com nós. Com todos.

Ficou com vontade de fazer algo, mas não sabe por onde começar? Já está até imaginando como se filiar a alguma entidade protetora do meio ambiente? Isso também é bacana. Mas, acredite, é muito mais simples do que você imagina. 

Já pensou em tomar banhos mais rápidos? Dar ou pegar carona com alguém? Apagar a luz da sala quando vai para o quarto? Sair para o trabalho de bike ou a pé, ao invés de carro? Tirar os aparelhos da tomada depois de desligados? Separar o lixo orgânico do inorgânico? Reaproveitar sacos plásticos? Desligar a torneira enquanto escova os dentes? E que tal plantar uma árvore, escrever um livro e fazer um filho? Brincadeiras a parte, isso é ser sustentável. É de uma maneira ou de outra, promover pequenas ações, que juntas, contribuirão para a manutenção do planeta.


Ok. Você já está careca de saber tudo isso, né? Não estou contando nenhuma novidade, eu sei. Só que é incrível a quantidade de gente que não faz nada disso. Conscientemente. Por isso, está mais que na hora de pararmos com as idealizações de um mundo melhor e primeiro, nos transformarmos em pessoas melhores.

Vamos lá, andorinhas. Temos um verão para fazer.

E aí, gostaram do tema? Sim ou não, postem suas opiniões aí nos comentários, tá?

Um beijo e até o próximo post. 

Revisão Felipe Rui


Você também pode gostar do texto postado pelo Alexandre Inagaki em sua coluna semanal do Yahoo.