21.12.09

Então, é Natal?



O que é o Natal, afinal de contas? De acordo com a crença cristão, 25 de dezembro é o dia em que comemoramos o nascimento de Jesus e por isso o Natal. Para outras religiões, o Natal é comemorado e datado em outros períodos. "Os chineses comemoram em outra data. Os japoneses, também. E os muçulmanos, o fazem a partir de Maomé. Os romanos comemoravam em outra data." E para o comércio, nada mais é que a época em que as lojas mais faturam.  Afinal, o que é um Natal sem presentes, certo? Errado! 

O espírito natalino passa muito longe da imagem que as campanhas publicitárias tentam todos os anos nos fazer acreditar que tem. Porque aquele Papai Noel com barba branca e roupa vermelha, que anda em um trenó voador abarrotado de presentes, com o qual estamos acostumados a conviver por anos a fio, representa nada além do espírito consumidor que temos.

Apesar de ter tido a minha imagem do que é Natal distorcida por anos e anos de campanhas publicitárias, esse é particularmente um dos meus períodos favoritos do ano todo. E não é porque eu ganho presentes das pessoas ou porque resolvemos cozinhar comidas excepcionalmente deliciosas e diferentes do cardápio diário. É porque, durante o período que antecede o Natal e no dia em si, eu olho em volta e consigo enxergar o quanto as pessoas se tornam mais amorosas, solidárias e capazes de compartilhar o pouco ou o muito que possuem  com outras que, muitas vezes, nem conhecem.

Eu tenho a leve impressão, de que todas aquelas luzinhas brilhantes que piscam nas ruas ou nas árvores de natal espalhadas pelas casas é que têm o incrível poder de fazer reacender alguma chama, que por algum motivo obscuro, ficam apagadas durante o resto do ano.

Então, ao enxergar um daqueles pontinhos de luz, os corações amolecem e os sorrisos se tornam mais afetuosos, as mãos permancem estendidas por mais tempo e os abraços conseguem ser ainda mais calorosos do que naturalmente já são.

E sabe qual é a parte mais engraçada disso tudo? É que por mais que a gente veja todos os dias durante o mês de dezembro,  belíssimos comerciais de Natal falando sobre solidariedade, compaixão e generosidade, a gente sabe que nenhum daqueles presentes pode tornar alguém mais feliz do que o amor dado gratuitamente.

Por isso, meus caros leitores, para esse Natal, esqueçam daquelas lindas propagandas que dizem qual perfume, roupa, brinquedo ou qualquer outro presente que você deve comprar para alguém. Esqueça  toda essa bobagem . Lembre-se apenas de presentear as pessoas que você gosta, com algo que não vai te custar nenhum um centavo. Presentei-os com seu amor.

E isso, é tudo que eu quero ganhar nesse Natal.

Feliz Natal!

Um grande abraço a todos e obrigada por todas as vezes que passaram aqui para deixar seu carinho e palavras de incentivo.

Até o post de Ano Novo.


P.S. Deve ter gente pensando: "publicitária mais fake, hein" rs. Pois é... Em casa de ferreiro, o espeto é de pau! =)

4 comentários:

Sil disse...

Que texto mais fofo flor...

Sabe.. enquanto lia seu post.. comecei a pensar em todos os que eu já li sobre a indignação da data, a falta de objetivo ou mesmo propósito dela, todos os prós e os contra..

Acho incrível que muita gente se volta contra.. mas também a favor...

Tô gostando de ler tudo isto..r.s

Um super beijo.. e feliz natal!!!

Sil disse...

Então...

Eu te citei lá no meu blog tá...

;)

Um beijo!

Petit Gabi disse...

Obrigada duas vezes, Sil! =)

Taw disse...

eu não entendo exatamente o motivo que leva as pessoas a terem alterações em seus respectivos comportamentos nessas datas e talz... :-/

mas acho legal toda vez que presencio generosidades...