3.6.10

A conta do pato. Quem paga?

Por que a gente passa por situações desagradáveis, mesmo quando acha que não merece? Esse foi o tema de uma acalorada discussão entre eu e um colega. Ele fez a seguinte afirmação: "Os justos pagam pelos pecadores". Rebati: "Como assim, eu pago o pato pelos erros dos outros?".

Obviamente, que o embasamento dele para tal afirmação, foi a Bíblia. Pensei nisso. E perguntei: se isso acontece mesmo, não seria Deus, injusto?

Na vida, às vezes a gente se "ferra", mesmo quando acha que fez tudo certo. Daí, quando olha para trás e vasculha o passado, sem encontrar sequer uma falha na trajetória. Fica na dúvida sobre o que deu errado. Só que isso, não tem nada a ver com Deus. Tem a ver com a forma com que o ser humano lida com suas próprias frustrações.

Vamos para os exemplos práticos dessa questão:

a) Seu superior levou um esporro do superior dele. Quem acaba levando um esporro injustamente? Você ou qualquer outro subordinado que esteja por perto.

b) O cobrador do ônibus briga com a esposa e sai para o trabalho. Quem leva esporro quando pede alguma informação? Você e grande parte dos passageiros que passam pelo ônibus ao longo do famigerado dia.

c) Na aula anterior, a professora pegou aquela turma pra lá de bagunceira. Quem leva esporro quando tem uma dúvida ou faz alguma brincadeira? Você ou qualquer outro "engraçadinho" da sua sala.

d) Apaixonou-se por alguém que acabou de levar um pé na bunda. Quem sofre na nova relação? Quase sempre, você.

Quem pagou o pato injustamente em todas as opções? Obviamente, alguém que não merecia.

Eu nem sou a pessoa mais indicada para falar sobre a Bíblia, porque não leio com frequência. Aliás, faz tempo que não leio. Mas, se consta mesmo que o "justo paga pelo pecador", sinceramente, eu acredito que ela deva ser reescrita.

Afinal, putaqueopariu, que Justiça Divina é essa que nos faz sofrer para"salvar" a alma de algum infeliz pecador? Isso, definitivamente, não se adequa à nossa realidade. Pelo menos, na minha, não!

Beijos e até o próximo post. Que espero, sinceramente, não demorar! ^^

3 comentários:

Unknown disse...

Realmentevc não tem conhecimento biblico, pois tal frase "Os justos pagam pelos pecadores" não consta na Biblia, é apenas um ditado popular, ninguém paga pelo pecado de outro.Jesus disse : " Cada um dará conta de si mesmo a Deus"

Petit Gabi disse...

Pois é Milena, pra você ver como eu sou uma analfabeta bíblica! rs
Valeu pela correção!

Abs!

Anônimo disse...

Porem qualquer pessoa que tenha lido e analisado a biblia inteira , sabe que em muitas situações , inoscentes pagam junto com a maioria. A frase "Os justos pagam pelos pecadores" tem um fundo de verdade ao menos que voc considere que crianças mulheres idosos , etc , que creem e idolatram a Deus morrer por e junto com pessoas que idolatram idolos reis e bens materias ... eu nao sei aonde há justiça em tais atos , bom nao to querendo fala mal da biblia e tudo mais , mas qualquer pessoa que leia e analise a biblia com mais calma , sem o pensamento de "os fins justificam os meios" sabera qui realmente muita gente inoscente pago por pecadores :D