18.5.09

Cuidado: tudo que disser poderá ser usado contra você na próxima conversa informal.

Gosto de fazer planos. E gosto muito mais de falar deles para as pessoas. Como adoro passar horas divagando e ouvindo opiniões, concordando e discordando, traçando as rotas para onde vou e inventando mil e uma possibilidades para sempre ter uma boa “carta na manga”.

Bom, não é sempre que encontro alguém com tempo e paciência para ouvir meus devaneios e mesmo porque não é com qualquer pessoa que consigo ficar aos devaneios. Preciso ter aquela pitada de confiança. E olha, não é preciso ser amigo de longa data, precisa apenas transparecer confiança. Mas, eis o detalhe de onde mora o perigo! Nem sempre “transparecer” faz a pessoa ser forte candidata a confidente.

Esses dias me peguei numa dessas de dizer: “se eu soubesse, não teria contando isso ou aquilo”. E não é porque a pessoa contou a outra, mesmo porque nem era segredo. Ela fez pior, usou tudo que eu havia dito anteriormente contra a pessoa menos esperada para ser atacada por minhas palavras: eu.

Surpresa foi o que senti com aquela situação pra lá de inusitada. Fiquei tentando me defender, mas, pensei, “peraí, como posso me defender daquilo que eu mesma afirmei ou neguei ou mesmo desejei?”. Achei até engraçado depois, mas na hora, confesso que fiquei tão brava com aquela ironia toda, com aquela situação embaraçosa que eu quis desaparecer daquela conversa.

De qualquer maneira, a partir daquele dia comecei a perceber que não é preciso estar em um tribunal para ser julgada. Tudo que dizemos fica registrado e nunca sabemos quando pode ser usado. Pois bem então, muito cuidado com o que diz: porque pode ser usado contra você na próxima e inocente conversa informal.

2 comentários:

Unknown disse...

Tenho que aprender com quem realmente contar meu fatos e dizer meus pensamentos!! Pois isso não preciso nem explicar!! pq se eu isso fizer poderar ser usado contra mim no futuro!!

Marco Aurélio disse...

E sempre quando voce fala de um jeito, geralmente aumentam e quando chega de volta em voce esta modificada em alguns pontos a afirmaçao fizeste. O pior eh que tambem nao temos a capacidade de saber a quem isso vai chegar...

"I had to find you, Tell you I need you
And tell you I set you apart
Tell me your secrets, And ask me your questions
Oh let's go back to the start" ;)

bjo Gabi, adorei!