26.5.09

Seja mais CONCISA!


- Conciso.
Adj. Que exprime muitas coisas com poucas palavras.
Breve. Curto. Denso. Preciso. Sucinto.


Sempre gostei de escrever. E escrever MUITO. Sempre tive diários, adorava fazer redações na escola e escrever contos, cartas, bilhetes e afins. E sempre achei que escrevia bem. E como achei. Só achei. (risos)

Desde os primórdios, muito antes de saber o que era trabalhar com Publicidade eu já sabia que queria ser redatora. Eu poderia ter escolhido fazer Jornalismo, mas aí, achei que era criativa e que podia ser publicitária. Eis que sou uma redatora publicitária.

Pois bem, atualmente, em uma das minhas primeiras experiências em agência descobri o quanto é difícil escrever POUCO. No trabalho para um grande cliente, meu chefe pediu para ser mais breve com o texto, pois era uma peça que precisava ir direto ao ponto. Terminei o trabalho, mas percebi como é difícil às vezes, ser concisa. E não só nos meus textos, mas na minha vida em geral.

Como é duro viver com poucas palavras. E eu não sei quanto a vocês, mas descobri que, em muitas ocasiões, menos, definitivamente não é mais em minha vida. Só que tudo poderia ser mais simples de ser dito, se eu fosse uma pessoa sucinta.
Vejamos pequenos exemplos de situações que tornariam minha vida bem simples se eu fosse mais precisa no que digo: 
· Término de namoro: - “Foi bom te conhecer, seja feliz. Tchau!”. Mas não, isso é muito simples. É necessário que uma lista imensa de por quês seja desenrolada e haja paciência.
· Declarações: - “Estou apaixonada por você.”.Simples assim. Só que dizer essa frase parece muito mais fácil depois de fazer mil rodeios, falar através de metáforas, letras de músicas e afins. Nas poucas vezes que isso aconteceu, foi difícil. Difícil ser breve, curta, sem enrolação.
· Pedir um aumento: -“Chefe, sou competente e mereço receber um aumento.” 
Certamente, eu não conseguiria dizer só isso. É fato.

Imagino que tudo seria bem mais fácil se eu fosse mais concisa. Alguém aí sabe alguma técnica a respeito?
Estou aberta a sugestões. (risos)

5 comentários:

Marco Aurélio disse...

kkkk

bem, como tudo na vida, acredito que deve haver o equilibrio. tipo, em momentos como os citados um rodeio e boas explicaçoes sao fundamentais para se conseguir o que quer.

Uh.. eu por exemplo; odeio quando pergunto algo simples e essa que poderia ser reumida em uma simples resposta eh elaborada, pincelada, cita exemplos, vasculha o passado, e ainda cita possibilidades futuras para me dizer um SIM ou NAO.

entao devemos ser concisos em determinados momentos e em outros dah uma enroladinha ^^

xerin

dcamarneiro disse...

kkk..anda inspirada hein broto...
pois éé..concordo com o colega acima...tem horas que uma simples explicação não basta e tem horas que uma baita explicação piora tudo...é difícil saber como agir...mas como sempre dizemos uns aos outros...vivendo e aprendendo, não é?!?!
Nossa consegui ser sucinta, eu acho!!rsrsrsrsr
bjuu

Adiel Costa disse...

concordo com o Marco. !!!!

Tem situações em que dar uma "enroladinha" fica muito chato... para quem esta sendo enrolado hehe
(irei tentar explicar, mas do ponto de vista de quem esta recebendo a enrolação hehe)

Ás vezes recebo ligação de algum funcionario da empresa que eu trabalho falando que solicita por motivos de urgencia a liberação de acesso ao dominio da rede munidal de computadores, para uma melhor interação com clientes e fornecedores bla bla bla bla,,

Poha meu!! eh soh falar que solicita uma senha de internet e pronto. aushduhasudhusahd

A pessoa tenta ser formal em algumas ocasiões, e acaba passando por idiota.


Certa vez liguei pra minha única irma e perguntei como estava, como andava o casamento e se tinha novidades. Pois bem, ela disse que estava tudo bem e que iria para Disnei em setembro. Ótimo.
Pensando melhor, seria ótimo se ela apenas tivesse dito isso, e não ter feito os milhares de relatos sobre compania de avião, hoteis, guias turísticos, cor se tênis, tiras fotos com o pluto, tomar um banho da lingua de uma Orca no seaworld em Orlando. Bom claro que não fiquei ouvindo isso, mas tbm não cortei ela. Estava com uma vontade de tomar um café, dae peguei o telefone sem fio, coloquei dentro da minha gaveta (com ela na linha), e fui pegar um capuccino na maquina que tem no corredor da minha sala onde trabalho. Encontrei um amigo no corredor, falamos sobre futebol, depois voltei com o meu café já morno, peguei o telefone e ela disse: "Legal neh?" auhduhsaudhusahd
soh falei : "massa" mas tenho que desligar. uhaudhuashda

Ta certo, sou extressado as vezes. mas tem horas que as pessoas forçam hehe.

Mas realmente usamos a "enrolação" pra tentar valorizar a exposição das nossas idéias, soh devemos ter cuidado né.. hehe

bjo lindah

Petit Gabi disse...

Ahahahaha vocês são ótimos! Adiel, adorei a história sobre sua irmã. kkk
Realmente, existem momentos e momentos. Bom poder compartilhar tudo isso com vocês.
Obrigada pelas visitas!

Beijão!

Marco Aurélio disse...

kkkk, boa Adiel.

lembrei a esposa d meu primo. um dia estavsmos falando de filmes e ela entao disse que o melhor filme para ela era o ... (esqueci o nome, pois bem ela começou dando uma introduçao do filme e eu gostei. depois ela fez igual a irma do Adiel e começou a contar "nos minimos detalhes" hehe

resultado, quando terminou considerei eh claro um otimo filme, mas perdi a vontade de assistir ele pq ela contou tudo... puts